ANIVERSÁRIO DE RI

Hoje, 23 de fevereiro, o Rotary International está aniversariando, com comemorações, evidentemente, em todo o mundo, visto que é uma entidade universal.

Nasceu sob a inspiração de Paul Harris e se mantem até os dias atuais sempre forte, realizando nobres causas no mundo inteiro. Mantém, assim, a sua imagem pública projetada, sob admiração geral.

Ao se falar em imagem pública do Rotary jamais se poderá olvidar o trabalho desenvolvido pela instituição e destacado pela mídia, assim entendida como “o conjunto de comunicação, e que inclui, indistintamente, diferentes recursos e técnicas, como por ex., jornal, rádio, televisão, outdoor, página impressa, propaganda, mala direta, balão inflável, anúncio em site da Internet, etc. (in Dicionário Aurélio).

Para propagar a sua imagem, RI conta com um notável meio de comunicação que é a sua revista, a qual estereotipa, fielmente, tudo que se passa nos diversos Distritos Rotários espalhados por nosso planeta.

No caso do RC do Rio de Janeiro, há a Revista Rotária, o seu Boletim Semanal, com ótima apresentação, e com publicação ininterrupta há várias décadas, retratando tudo que ocorre em suas reuniões plenárias, bem assim publicando outras notícias de interesse da sociedade. Por outro lado, o RC do Rio de Janeiro já possuiu uma Coluna quinzenal no Jornal do Commercio, matutino altamente conceituado em nosso país, coluna essa de grande valia, pois o público em geral tomava conhecimento das atividades rotárias e dos seus elevados propósitos.

Convém lembrar, por oportuno, que a difusão da imagem do Rotary não se realiza apenas pelos meios acima apontados. Há, ainda, os chamados marcos rotários, colocados em pontos de grande afluência nas cidades brasileiras sendo, assim, uma ótima exposição pública da “roda dentada”, ou “roda denteada”; e, também, e o que é muito importante, a imagem pública de Rotary é projetada  através do comportamento equilibrado, cortês e ético dos rotarianos.

Assim, devemos enaltecer o que já temos, procurando aperfeiçoar, cada vez mais, os meios ao nosso alcance, para a grandeza, cada vez maior, de RI.