POMPA FÚNEBRE

O que é a “pompa fúnebre”.

Trata-se de uma homenagem maçônica para com os mortos, numa celebração de respeito à vida daqueles que deixaram uma obra grandiosa em favor da Sublime Ordem.

Na Maçonaria, prezadas Cunhadas, prezados Sobrinhos e prezadas Sobrinhas, todos creem na existência de um princípio Criador, Deus, a quem nós chamamos de Grande Arquiteto do Universo, desmistificando a falsa crença de que o maçom é ateu. Longe disso, visto que a Maçonaria proclama a prevalência do espírito sobre a matéria. Agasalha a Maçonaria, em seu seio, pessoas de todas as crenças, raças ou religiões, sem distinção de qualquer espécie.

O nome de “pompa fúnebre” é dado, não no sentido de ostentação, mas de cumprimento à ritualística maçônica, que exige formalidades para o ato, fiel aos seus cânones. É o respeito aos que partiram para o Oriente Eterno, deixando em nosso seio um trabalho fecundo em prol da paz e da concórdia entre os homens; aos que plantaram e tiveram como resultado messes abundantes, na profícua atividade de fomentar o bem, a justiça e a fraternidade.

A pompa fúnebre reverencia os nomes dos queridos Irmãos que deixaram o mundo terreno e partiram para o Oriente Eterno.