A VOZ DO SUBCONSCIENTE

Branca Amande Cavalcante

Branca, nasceste no dia de hoje: 17/12! Parabéns! Parabéns, Branca, muitas vezes parabéns!

Olha o teu rosto no espelho e fala com o teu subconsciente, refletindo a tua família: o teu pai – um árabe de boa cepa; tua mãe – que fibra! teus irmãos – que luta! Enfim, uma família que viveu e vive   com decência e dignidade.

Foste a primeira mulher a ingressar na Magistratura no Amazonas. Quanto sofrimento no interior do Estado, sem condições de lazer, desprovido completamente de recursos materiais que dessem um pouco de conforto, rodeada de pessoas nas quais não podias confiar, salvo algumas honrosas exceções. E lutaste, numa batalha desigual e quase desumana.

É o teu subconsciente quem te fala: continua em frente do espelho. A tua trajetória foi laboriosa, cheia de encontros e desencontros; percalços não te faltaram. Quanto cascalho jogado   na tua praia… Tu a limpaste e a areia ficou alva como o teu nome.  Quantas pedras! Removeste-as todas! No teu subconsciente ficaram a solidariedade, o amor, a compreensão! Venceste   os ódios, as mágoas, os rancores, a inveja de muitas pessoas. Hoje, dia do teu aniversário, a natureza está radiante, o sol está com intenso brilho, e, à noite, por certo, as estrelas piscarão no céu, num show prateado, dançando em cores múltiplas, tudo em tua homenagem.

Vê as árvores, verdejantes, belas e maravilhosas, e as bonitas flores do jardim do condomínio, e o cantar mavioso dos pássaros, num balé retumbante, te saudando!

Há uma sintonia perfeita nesta festa que a natureza te preparou. O teu sorriso no espelho reflete a certeza de que amas a vida, que soubeste sobrepujar os obstáculos, e que sempre estiveste aberta para o espetáculo que o destino te reservou.

Se tiveres poucos parabéns   no dia de   hoje, haverá em ti luz e rútilo brilho, para que possas espargir sempre alegria àqueles destituídos de egocentrismos e que não fazem da maldade a meta de suas vidas.

Parabéns. Orgulha-te de ti mesma, porque, realmente, acho que mereces esta comemoração interior!