RI: 117 ANOS DE EXISTÊNCIA

No dia 23 de fevereiro de 2022, o Rotary International completou 117 anos de existência profícua em prol do desenvolvimento e da amizade entre as pessoas e entre os povos.
Nasceu do idealismo de Paul Harris, em Chicago, e se espraiou pelo mundo todo, numa prova eloquente de que as boas ideias florescem sempre, desde que regadas com amor e carinho.

O Rotary tem o seu trabalho filantrópico reconhecido no mundo todo, e as suas reuniões são festas de amizade e confraternização.

O autor do artigo “As Janelas Quebradas e o Rotary”, Gerson Gonçalves, Diretor 1993-95 do Rotary Internacional, citou uma importante experiência no campo da psicologia social, descrevendo o que chamou de “as janelas quebradas”: dois automóveis idênticos foram deixados abandonados, um deles, em uma região pobre e, o outro, numa região rica dos Estados Unidos. O carro da região pobre começou logo a ser desmontado, “canibalizado”; em pouco tempo, foi totalmente destruído. Já o carro deixado na região rica, continuou intacto. Bastou, neste último caso, o vidro do carro ser quebrado, para que fosse totalmente destruído, como ocorreu no bairro pobre, surgindo, assim, igualmente, uma ação delituosa.

No artigo Gerson Gonçalves, Diretor 1993-95 do Rotary Internacional, demonstra de maneira clara a sua preocupação com a ética em Rotary, salientando que “distorções no comportamento dos rotarianos poderão trazer muitos prejuízos à nossa organização”.

O articulista assinala que a vitrine do Rotary na comunidade são seus associados, pela conduta exemplar de cada um. Assim, a distorção no comportamento de rotarianos, poderá trazer sérios prejuízos a qualquer clube rotário, começando um processo de deterioração, de maneira incontrolável.  E, acentua: “A Teoria das Janelas Quebradas nos ensina que, apesar da riqueza do local e das pessoas, não se pode permitir sequer um arranhão, quanto mais um vidro quebrado, pois será o início de um mal maior”.

O forte, portanto, em Rotary, é a ética, que deve nortear o procedimento de seus integrantes, sem desvios de conduta, para servir de incentivo a que outras pessoas ingressem em suas fileiras, visando sempre o bem comum e agindo com espírito de solidariedade e de amor ao próximo.