ANIVERSÁRIO DO RC DO RIO DE JANEIRO

Hoje, 28 de fevereiro, é um dia festivo para o Rotary Club do Rio de Janeiro, posto que, nesta data,  o nosso Clube completa 99 anos de existência, visto que foi admitido oficialmente em RI, sendo o primeiro em língua portuguesa a integrar tão importante organização.

Ingressei no Rotary Clube do Rio de Janeiro levado pelas mãos do saudoso companheiro Hermano Pessoa Cavalcanti que me confidenciou: ”você, Roberto,  é o primeiro e o único amigo a ser indicado por mim”.
Tenho boas recordações do Hermano: sempre muito consciente daquilo que fazia. Logo depois de minha admissão, Hermano assumiu a Presidência do Rotary do Rio de Janeiro, tendo uma profícua e equilibrada administração.

Eu já tinha alguma experiência de Rotary, visto que fui Presidente do Rotary Club Manaus/Adrianópolis que funcionava no bucólico restaurante “Chapéu de Palha”, em Manaus, capital do Estado do Amazonas.  Hermano me encarregou da página do Rotary no Jornal do Commercio, órgão que deixou de existir faz alguns anos. Cheguei a discutir com o Hermano, porque pessoas o pressionavam dizendo que eu não era jornalista, e, assim sendo, não podia ser encarregado da página do Clube na imprensa.  Finalmente, depois de muito magoado, mostrei-lhe minha carteira profissional e ele, como se diz, “deixou de pegar no meu pé”.

Em outras administrações, assumi as funções de 2º Secretário, e fiquei encarregado pelo Boletim do Rotary do Rio de Janeiro e pela página no Jornal do Commercio, até que, já cansado, passei a atuar como simples integrante do seu quadro social.

A verdade, meus amigos, é que o Rotary vem cumprindo galhardamente as suas funções e vem dando provas de sua grandeza durante estes tempos de pandemia, jamais se afastando dos princípios éticos que regem suas ações.

Saúdo, nesta grande data, a todos os companheiros rotarianos, e o faço na pessoa de nosso operoso e dinâmico Presidente Gouvêa.