MONTE CASTELO

A declaração de guerra aos países do Eixo, foi um gigantesco passo que o nosso país deu, pois saía de mais de sete décadas de paz, para entrar no teatro de operações de uma Guerra Mundial.

Em verdade, o Brasil jamais esperava   participar desse desafio, por sua natureza pacífica e por não dispor de recursos suficientes para desenvolver uma estrutura bélica de grandes proporções. Mas a nação fora ferida em sua honra, e teria que reagir; não poderia se omitir, quando dezenas de navios mercantes seus foram afundados, com perda de vidas preciosas; enfrentar o desafio era preciso e, aí, ocorreu a famosa Declaração de Guerra de Getúlio Vargas aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

Os nossos queridos pracinhas mostraram o valor do soldado brasileiro lutando, denodadamente, nos campos inóspitos da Itália em defesa dos nossos brios ultrajados, e da democracia no mundo, marcando, com letras de ouro, a nossa presença na Segunda Guerra Mundial.

Um dos feitos mais heróicos foi, sem dúvida alguma, a tomada de Monte Castelo, no dia 21 de fevereiro de 1945, cidadela até então tida como inexpugnável. Ali estava uma aguerrida resistência inimiga, que foi vencida pelo valor e pela coragem do soldado brasileiro.

No dia 21 de fevereiro, portanto, comemoramos a Vitória de Monte Castelo, prestando culto aos nossos heróis. Eles são os espíritos de luz, que iluminam as estradas do nosso presente e do nosso futuro!