REFLEXÕES

Foto: EBC

Fala-se muito, em nosso país, em harmonia e independência dos poderes. Mas a gente fica pensando se de fato existe, diante do que se vê, nas disputas travadas no dia a dia. A Constituição é muito citada, mas pouco cumprida.

 Em verdade, não raras vezes, há conflitos entre os Poderes, chocando-se entre si. Tem havido uma disputa de funções, o que muito tem atrapalhado a administração pública.

 O que se tem observado, também, é que há, como se diz, uma judicialização do sistema como um todo, o que tem dado muito o que falar. O Executivo se sente travado em suas decisões pelo Judiciário.

Os congressistas, por outro lado, têm levantado disputas contra o Poder Executivo e vice-versa, o que altera em muito a normalidade democrática.

O Parlamento, em verdade, não foi feito apenas para elaborar leis, embora essa seja a sua função primordial, mas para as grandes discussões visando o bem comum.

Nesse seu mister, no entanto, não pode dificultar as ações do Governo que visem beneficiar a população, apenas por não gostar do dirigente do momento no país.

Assim sendo, ou o Parlamento volta aos seus dias de um passado brilhante, e já bem distante, ou vai perdendo a sua força e o seu prestígio perante o povo brasileiro. E é o que vem ocorrendo.

E isto é muito grave e triste.