A AMAZÔNIA É NOSSA

Eu tive um sonho incrível que foi, em verdade, um tremendo pesadelo: a Amazônia, completamente destroçada, em face da exploração de sua exuberante biodiversidade e de outras grandes  riquezas do seu solo e subsolo.

Meu Deus, o que fizeram com a Amazônia, bradava eu a plenos pulmões, mas ninguém me dava a mínima atenção. Todos me olhavam como seu fosse um desequilibrado mental ou talvez um ET.

Riam a minha volta. Eu não entendia nada. A Amazônia saqueada e ninguém protestava. O que havia, de fato?

Acerquei-me das pessoas que estavam ao meu redor e perguntei o porquê de estarem rindo tanto. Disseram-me, sem muitos rodeios, num português com sotaque estrangeiro, que estavam rindo da incompetência dos brasileiros que não souberam preservar o seu patrimônio.

Quase morri de raiva. Queria esbofetear as pessoas que assim falavam.

Felizmente acordei, e me recuperei do tremendo susto. Fiquei então meditando que, se providências, de fato, não houvessem sido tomadas de imediato, como felizmente estão sendo,  aquela visão, no pesadelo, tornar-se-ia realidade e, aí então, não haveria risos de pessoas estranhas, mas muito choro, choro nosso de vergonha, por nossa incompetência para preservar a Amazônia da sanha  dos maquiavélicos “defensores mundiais” de sua floresta.  

Fiquei também meditando sobre os maus brasileiros que, por objetivos esconsos, parecem pregar a internacionalização da Amazônia, a pretexto de não termos competência para conter a sua destruição. E mais preocupado, ainda, com a propalada compra, por estrangeiros, de extensas áreas de terras na Amazônia, com sério perigo para o Brasil.

Por fim, me veio à mente, o problema indígena, cujo desfecho poderá ser danoso para o nosso país.

Mas, finalmente, fiquei calmo, por compreender que o Governo Federal vem se empenhando ardorosamente em defesa da Amazônia como patrimônio nosso, assegurando a plena soberania brasileira na região.

Não nos esqueçamos nunca: a Amazônia é nossa!