NOVAS GERAÇÕES

A Revista Brasil Rotário, faz algum tempo, publicou um vibrante pronunciamento do Presidente do Rotary International, Ray Klinginsmith, intitulado “Algo Velho, Algo Novo”, acerca da 5ª. Avenida de Serviços de RI denominada de “Novas Gerações”.

Entre outras considerações, declarou o dirigente maior de RI: “Os programas rotários de Interact, Ryla, Rotaract e Intercâmbio de Jovens são alguns dos melhores do mundo dedicados à juventude. Entretanto, eles foram divididos entre a Avenida de Serviços à Comunidade e a Avenida de Serviços Internacionais, no âmbito dos clubes e dos distritos, o que tornou mais difícil coordená-los. A mudança para cinco Avenidas de Serviços fornecerá um único diretor ou coordenador de cada clube e cada distrito para supervisionar e promover programas do Rotary para os jovens”.

Razão assistiu ao Presidente de RI, porque, assim, não haverá fracionamento de atribuições, mas sim junção, o que permitirá uma ação mais eficaz junto à juventude.

Cabe assinalar, por outro lado, que há uma necessidade imperiosa de rejuvenescimento de Rotary, levando-se em conta que, “de acordo com o levantamento Demográfico Mundial de RI de 2009, obtido a partir de respostas dos Rotary Clubs, apenas 11% dos rotarianos de todo mundo têm menos de 40 anos. Por outro lado, 77% dos associados possuem 50 anos ou mais. Paul Harris, por exemplo, estaria na faixa de 30 a 39 anos da pesquisa, que constitui meros 9% da população rotária”. (Revista Brasil Rotário de setembro de 2010, reportagem de Luiz Renato D. Coutinho e Nuno Virgílio Neto).

No Rotary Club do Rio de Janeiro, ao qual pertenço, a direção da Comissão Permanente de Novas Gerações tem sido entregue a jovens rotarianos que vem desenvolvendo um bom trabalho de base junto aos Rotaracts e Interacts do Distrito 4570.

Assim sendo, une-se a sabedoria dos menos jovens, com o entusiasmo e a capacidade de luta dos mais jovens, num trabalho sincronizado em proveito das causas maiores de nossa entidade.

E, como bem destacou Ray Klinginsmith: “Na realidade, portanto, o Conselho de Legislação de 2010 não criou nenhum programa novo. No entanto, a inclusão da quinta Avenida de Serviços facilitará a nossa missão de tornar os programas para a juventude ainda maiores, melhores e mais ousados no futuro – e recrutar ainda mais integrantes para o quadro associativo. É um exemplo perfeito de situação em que todos saem ganhando!”