GENERAL MASSA*

Conheci, faz alguns anos, o Gen. Bda. Octaviano Massa, no alto dos seus mais de 90 anos de idade. Um estudioso dos problemas brasileiros tais como soberania, cidadania, direitos e deveres constitucionais, Amazônia etc.

Como integrante do Lions Clube do Rio de Janeiro, do Clube Militar, da Academia de Letras Ciências e Artes, etc., proferiu inúmeras palestras, todas elas voltadas para assuntos de interesse nacional.

Com essa idade, várias pessoas estão esperando apenas o tempo passar, recolhidas em suas residências, assistindo televisão ou lendo livros, revistas e jornais. Mas isso não acontece com o Gen Massa. Ele utiliza o tempo para agir, buscando sempre encontrar adeptos para as suas teses, principalmente na ADESG onde tem vários amigos e admiradores.

Em seu trabalho intitulado BRASIL – UNIÃO EM DEFESA DA SOBERANIA, destaca:

 “Estamos no mundo, no Brasil, enfrentando uma fase de dificuldades de vida que, pelo que a terra possui e oferece, só se explica pela conduta errada do ser humano.

  A obsessão dos bens materiais, pela riqueza e pelo poder domina o ser humano, tornando-o egoísta e afastando-o da felicidade, que só será alcançada com a solidariedade, com a fraternidade.

 Conseguir mudar a trajetória dominante, voltada para o ser individual, requer uma revisão cultural que leve o ser humano a reconhecer e respeitar os direitos de seus semelhantes a uma vida digna.

  Trata-se de uma mudança de valores; de uma mudança cultural que levará a compreender que a solidariedade lhe trará felicidade a baixo custo.

  No mundo, cada país tem uma estrutura própria. Fundamentada na evolução dos seus valores culturais, que, por sua vez interagem com valores espirituais, sociais e materiais.

 O confronto desses valores pode conduzir a conflitos ou ao entendimento, à cooperação recíproca. Podendo abranger a um conjunto de países, que se congregam em cooperação, de aceitação das diversidades, da paz, da fraternidade. Tudo isso, não obstante as diferenças de raça, religião, sistemas políticos.

  A paz mundial não será impossível, se a fraternidade predominar sobre os valores materiais.”

  E, adiante:

  “Urge, nesse momento crítico, quando o Brasil se defronta com um ataque à sua soberania, unir os esforços de todos os cidadãos, civis e militares, na defesa da Pátria”.

O Gen Massa publicou, recentemente, o MANIFESTO DE CIDADANIA, com o título “O Brasil é nosso. Povo consciente, responsável e ativo”, onde traça um plano de ação em defesa da cidadania.

*Escrito em março de 2011.