O PINGO D’ÁGUA

Um amigo me falou: já vi que você escreve sobre variados assuntos.
Assim, eu lhe lanço um desafio: escreva sobre o pingo d’água.
Segue o artigo:

Nada mais enervante do que, no silêncio da noite, ouvir-se, horas seguidas, o barulho do pingo d’água caindo sobre o aparelho de ar condicionado.

É um verdadeiro suplício, impedindo a pessoa de dormir e a fazendo tomar calmantes para suportar os momentos de aborrecimento e, porque não dizer, de sacrifício.

 Por outro lado, há a história de presos que eram torturados com o  pingo d’água caindo sobre suas testas por muito tempo, a ponto de enlouquecê-los.

O pingo d’água lembra, também, aquela bonita historinha do beija-flor e do incêndio na floresta. A ave levava no bico a água que se constituía num ínfimo pingo no meio do clarão do fogo. É claro que o pingo, isoladamente, em nada iria influir para apagar o incêndio, mas tem a moral da história: cada um tem que cumprir com o seu dever, na medida de suas possibilidades. A união faz a força.

O pingo d’água é também muito importante para aplacar as agruras de uma pessoa sedenta. Algumas gotas, e a pessoa já se sente melhor do sofrimento. 

Mas, o pingo, também tem os seus significados: ao cair dos olhos, pode expressar sentimento de gratidão, ou prova de amizade em horas difíceis, sem que haja necessidade de uma só palavra.

Também o pingo, vertido dos olhos, pode significar o sofrimento de uma pessoa que, com estoicismo, enfrenta problemas de doenças, ou manifesta tristeza profunda por algum acontecimento lamentável.

Quantas lágrimas de tristeza caem dos nossos olhos, no decorrer das festas de Natal e de Fim de Ano!

Quem não se comove e chora, vendo o sofrimento de milhões de pessoas no mundo, famintas e abandonadas à própria sorte? Quem não chora, vendo cenas lancinantes de maldade cometidas por psicopatas e esquizofrênicos contra pessoas inocentes e desprotegidas? Quem não se comove ao ver velhos e crianças dormindo nas ruas, apodrecidos em vida, cheios de dor, de sofrimento e de tristeza?

Escrevendo ao som do pingo d’água a pessoa pode transformar cada pingo numa palavra escrita para formar, no futuro, um rio caudaloso de pensamentos e ideias.

Em verdade, o pingo d’água, tem lá os seus significados (alegres ou tristes), os seus sortilégios e as suas magias.