CARLOS LACERDA

Carlos Frederico Werneck de Lacerda para mim foi o extraordinário Governador do antigo Estado da Guanabara, pelo trabalho dinâmico que empreendeu em proveito do Rio de Janeiro, o que projetou o seu nome em todo o Brasil.

Realizou uma administração fantástica, com o soerguimento das finanças e o prestígio do Estado antes referido, edificando obras que se imortalizaram através dos tempos: Parque do Flamengo, Túneis Rebouças e Santa Bárbara, Adutora do Guandu, etc. 

Quem nega, por exemplo, a grandiosidade que foi e é o Aterro, verdadeiro monumento à moderna engenharia, quando imensos espaços foram tomados ao mar, permitindo o fluxo intenso de veículos, desafogando o trânsito na   Praia do Flamengo?

Esta imagem é parte do Fundo Agência Nacional Série FOT Subsérie PPU

Mas, Carlos Lacerda tem sido muito injustiçado. Não se vê um monumento que retrate a sua real grandeza, ou uma importante rua ou avenida em sua homenagem, o que atesta que, ainda hoje, a sombra do grande líder amedronta os homens públicos. Muitos têm inveja dos seus feitos.

No tempo de Carlos Lacerda, o Rio de Janeiro, hoje capital do Estado do mesmo nome, era um verdadeiro orgulho para o Brasil.

Ele foi esquecido, parece que propositalmente. Em verdade, Carlos Lacerda, com o gênio forte que tinha, e com o brilho de sua inteligência, deixou inúmeros inimigos que fazem questão de não lembrar os seus grandes feitos, para que não surjam as comparações.

O Parque do Flamengo, que foi uma obra monumental do seu Governo é mais conhecido pela simples designação de Aterro. Trata-se, com efeito, de uma verdadeira aberração, pois a beleza que ostenta, a imponência de que se reveste, com sua arborização deslumbrante, e os seus belos parques, não merece tal epíteto.

O fato é que o Rio de Janeiro deve muito a esse extraordinário homem público.